quarta-feira, 11 de março de 2009

Cordel: Aborto e Excomunhão



EXCOMUNHÃO DA VÍTIMA
(Miguezim de Princesa)

I
Peço à musa do improviso
Que me dê inspiração,
Ciência e sabedoria,
Inteligência e razão,
Peço que Deus que me proteja
Para falar de uma igreja
Que comete aberração.


II
Pelas fogueiras que arderam
No tempo da Inquisição,
Pelas mulheres queimadas
Sem apelo ou compaixão,
Pensava que o Vaticano
Tinha mudado de plano,
Abolido a excomunhão.
III
Mas o bispo Dom José,
Um homem conservador,
Tratou com impiedade
A vítima de um estuprador,
Massacrada e abusada,
Sofrida e violentada,
Sem futuro e sem amor.
IV
Depois que houve o estupro,
A menina engravidou.
Ela só tem nove anos,
A Justiça autorizou
Que a criança abortasse
Antes que a vida brotasse
Um fruto do desamor.
V
O aborto, já previsto
Na nossa legislação,
Teve o apoio declarado
Do ministro Temporão,
Que é médico bom e zeloso,
E mostrou ser corajoso
Ao enfrentar a questão.
VI
Além de excomungar
O ministro Temporão,
Dom José excomungou
Da menina, sem razão,
A mãe, a vó e a tia
E se brincar puniria
Até a quarta geração.
VII
É esquisito que a igreja,
Que tanto prega o perdão,
Resolva excomungar médicos
Que cumpriram sua missão
E num beco sem saída
Livraram uma pobre vida
Do fel da desilusão.
VIII
Mas o mundo está virado
E cheio de desatinos:
Missa virou presepada,
Tem dança até do pepino,
Padre que usa bermuda,
Deixando mulher buchuda
E bolindo com os meninos.
IX
Milhões morrendo de Aids:
É grande a devastação,
Mas a igreja acha bom
Furunfar sem proteção
E o padre prega na missa
Que camisinha na lingüiça
É uma coisa do Cão.
X
E esta quem me contou
Foi Lima do Camarão:
Dom José excomungou
A equipe de plantão,
A família da menina
E o ministro Temporão,
Mas para o estuprador,
Que por certo perdoou,
O arcebispo reservou
A vaga de sacristão.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Notícias Africanas 02


Bom dia, querid@s!

Na primeira mensagem enviei as impressões de uma semana nesta terra. Agora já se passou um mês. Hoje faz exatamente 30 dias que aqui estou.

Bem, visitei um serviço de saúde. É o Hospital Central... na verdade não foi bem o hospital que visitei, conheci em um dia o serviço chamado SAAJ- Serviço de Atenção para Adolescentes e Jovens, que tem como foco a AIDS (SIDA). A prevalência (não sei se essa é a palavra certinha) de HIV nesta população (de 14 a 25 anos) é algo em torno de 30%.
Infelizmente aqui a o serviço de testagem e aconselhamento ainda está muito aquém do ideal, porque há poucas pessoas habilitadas para fazer os testes, o que leva a muitos resultados errados. E se o teste (que é uma coisa bem técnica) é assim, imaginem o aconselhamento? Agora é que vão começar um trabalho mais especifico com prevenção, durante o aconselhamento pré e pós... Agora é que estão começando a valorizar o que eles chamam de “permanecer negativo”.

Em outro dia eu voltei neste lugar e visitei o serviço que chamam de IVG- Interrupção Voluntária da Gravidez. Aqui a lesgislação é muito antiga e o aborto ainda é crime, porém existem portarias atuais que permitem o procedimento, que é gratuito e feito em alguns centros de saúde do país. Usam de técnica medicamentosa e também de aspiração manual. O tempo em que a moça/mulher espera para o procedimento é curto. Não tenho certeza, mas não deve ser mais que 1 ou 2 semanas (depois confirmo isso e passo pra vocês). Pode ser feito a partir do 10 anos de idade (*!!). Existe aconselhamento pré e pós aborto e contatos em 1 mês; 6 meses e; 1 ano. Aqui falar de aborto não é simples, todavia é menos complicado que no Brasil. Penso porque (“graças a deus”- ou a deusa) a moral cristã aqui tem menos influência que em nossa latinoamérica.

Para fazer prevenção acerca dos dois temas acima, aqui eles usam pessoas jovens. Eles chamam de “ativistas”, que não tem salário, mas recebem uma ajuda de custo. Esses ativistas foram formados por um curso e agora recorrem a cidade abordando essas temáticas com outros jovens. Uma coisa que chama a atenção é que aqui as meninas preferem conversar esses temas com os meninos, e vice-versa! Isso porque como aí, temos uma cultura bem machista, mas que opera um pouco diferente, fazendo que as pessoas não confiem muito nas pessoas de seu mesmo sexo, como se fossem sempre competidores entre si.


Eu estou fazendo um estágio voluntário no serviço de IVG. Afinal, quando no Brasil eu ia ter oportunidade de conhecer um serviço desses? E se é pra ser voluntária, que seja em algo que eu possa aprender muito.

No país este é um momento em que as vagas são para as pessoas de Moçambique. Isso porque aqui, existem muitos órgãos internacionais, logo, muitos estrangeiros. Então agora tem um a portaria que regula a proporção estrangeiro/moçambicano nesses órgãos. E, a cota pra estrangeiros varia de apenas 5% a 10%.

Sou extremamente a favor da proteção aos profissionais locais, talvez eu fizesse o mesmo se estivesse no lugar da pessoa que pensou essa lei. Porém também é um dado de realidade que Moçambique ainda está formando seus profissionais locais, ou seja, será muito difícil qualificar os serviços porque há uma falta real de profissionais (vide inicio do email onde eu falei da testagem/aconselhamento). Em todo o país (que não é pequeno) existem apenas 750 médicos, por exemplo. Quando eu cheguei ouvi falar que eram 400, mas depois uma amiga disse que são 750.

Bem, queridos, por hora é isso.

A foto que envio hoje quem a tirou foi uma moça americana que passou por aqui 3 meses no ano de 2008.

Nada do que eu disse aqui são dados “oficiais”! Apenas estou compartilhando o que aprendi de ouvido por aqui!

Beijo grande neste dia de sol e pouco calor (só 30°C)

(*) Vocês estão acompanhando o caso da garota de 9 anos (1,33 m e 36kg), pernambucana, que foi estuprada e engravidou de gêmeos? Ela teve o direito, assegurado pela lei brasileira, de fazer o aborto pq a gravidez era advinda de um estupro e pq ela corria risco de vida! Agora, vocês acreditam que a "santa madre igreja" católica tá processando e excomungando a mãe da menininha e a equipe de saúde que cumpriu o seu papel? Cada vez fico mais passada com esse tipo de atitude!! Ah! O padrasto e estuprador da criança ninguém excomunga!! SOCORRO! Páre o mundo que quero descer!!
http://www.apostasiacolectiva.org/
.