quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ishh, Yôwê!

Em dias frios, mesmo em África, a preguiça pesa, auxiliada por uma gripe inconveniente... Assim, enquanto elaboro internamente o texto do próximo “Notícias”, compartilho com vocês essa propaganda de uma das redes de telefonia celular!

Realmente vocês vão poder ver a “cara do povo moçambicano”, pois quem faz a propaganda são pessoas que encontramos na rua todos os dias! Sabe o sorriso fácil que eu digo? Então, está por aqui, estampado na cara das pessoas simples!

A parte mais gostosa é quando cantam o “Ishh, Yowê”! Essas interjeições são usadas corriqueiramente. Têm som muito gostoso e sempre estão acompanham por uma expressão facial!

Ishh é usado em situações de espanto, tanto para alegria como para tristeza ou dor. Equivale ao “vixe!”, usado no Brasil. Quando se diz, as vezes se espreme os olhinhos!

Yôwê é uma interjeição de alegria, festa, coisa boa! Como o nosso “eba!” ou “oba!”. Dizendo isso os olhos ficam arregalados, dando mais força a expressão!

Bem, essas definições são apenas matutações cotidianas! Nada formal, ok?

Abaixo, a propagada:
.


sábado, 25 de julho de 2009

A mi madre le gustan las mujeres (Filme)

Há uns anos atrás assisti um arquivo com muitos trailers de filmes. Na época, a história de um deles me chamou atenção, nada mais.
Este ano, sabe-se lá porque, lembrei-me desta história e tentei de muitas formas saber como era o nome do filme.
Comecei por pesquisas toscas em minha caixa de mensagens e na internet. Não dando resultado, enviei emails para várias pessoas, explicando a história, na esperança de que alguém soubesse do que se tratava! E não é que consegui?
O tal filme é espanhol e chama "A mi madre le gustan las mujeres"!
Inclusive algumas pessoas me enviaram links onde eu podia baixá-lo. Porém minha persecutoriedade com vírus, reforçada por minha parca compreensão de inglês, não me encorajaram a fazê-lo.
Depois de encomendar em duas lojas virtuais diferentes, ter a encomenda extraviada e falta de estoque, o filme pegou um avião ontem de tarde em Guarulhos, fez escala em na África do Sul e chegou a Moçambique hoje pela manhã!
Eba! Sessão de DVD original (1) no meu final de semana!
Claro que já assisti e pude constatar que, além de ser uma comédia leve e muito simpática, tem uma música ótima!
Recomendo o filme pra suscitar debates ou propiciar diversão por diversão!
Abaixo, a música que tanto gostei com algumas cenas do filme!

.



.
Ficha Técnica (2)
Título Original: A Mi Madre le Gustan las Mujeres
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 96 minutos
Ano de Lançamento (Espanha): 2002
Direção: Daniela Fejerman e Inés París
Roteiro: Daniela Fejerman e Inés París
Música: Juan Bardem
Site Oficial: www.estacaovirtual.com/minhamaegostademulher

(1) Aqui é o paraíso do DVD pirata! Antes de estrear no cinema já temos acesso aos filmes na rua! Caso ache isso um absurdo, o que eu também achava, saiba que nas locadoras os filmes para alugar também são piratas! Mas aviso aos navegantes: a primeira “edição” de um novo filme corre sérios riscos de vir apenas com legenda em chinês!
(2) Fonte: http://www.adorocinema.com.br/filmes/minha-mae-gosta-de-mulher/minha-mae-gosta-de-mulher.asp

.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Chuvassolar *


"O céu de chumbo
As convidava
A sair da casa
Sem guarda-chuva

E foram elas
Correndo a rua
Caindo a chuva
Molhando a roupa

Cantando n´água
Pisando a poça
Caindo as moças
Colhendo a vinda.

Brincaram tanto
Dançaram a farra
Cabou-se o dia
A sorrir solar. "


(*) Para Cíntia Carvalho, dez anos depois.

domingo, 12 de julho de 2009

A tia do bebê de Alexandr@


Tia- palavra que não sai de minha cabeça esses dias.
Tia- palavra tão pequenina, tão grande e tão linda.

Não me recordo de chamar a ninguém que eu não gostasse de Tia. A tia sempre foi pra mim uma pessoa querida. Um vínculo afetivo, de respeito. Mais que parentesco sanguíneo.

Ai, as Tias da escola... E não é que esses dias uma delas me encontrou pelo Orkut? Justamente a tia cujo casamento me mortificou... Neste dia, já na porta da igreja, eu chorei... Afinal o objetivo do noivo era “roubar a Tia Edna de mim”! E, é claro, que eu falei isso em alto e bom som! Ufa! Ainda bem que nós ainda estávamos do lado de fora da igreja! Bem, também eu só tinha uns 5 ou 6 anos, e se tivesse falado isso já lá dentro, não ia ser um ato assim tão grave. Ia ser até bonitinho... Ah, eu achava que era “roubar” porque, depois do casamento, ela iria morar em outra cidade!

Ah, as tias madrinhas também são ótimas! Sei disso no emaranhado de amadrinhamentos e apadrimamentos que a minha família fez com a família Chíchera. Minha mãe nem parecia filha única. Sempre estávamos com as tias Terezinha e Ivani. De lambuja ainda tinha a mãe das tias, a “Vó Dilina”! E assim tornaram-se especiais a procura dos ovos da páscoa e a troca de presentes na Baixada da Areia, também as fogueiras de São João na chácara em Miraselva. A infância não teria sido a mesma sem @s filh@s delas, @s prim@s...

Tive ainda as tias que se casaram com meus tios! Especialistas em cuidarem como mães, mas com a leveza de uma amiga. A conversa delas era diferente, já me davam um pouco mais de independência ao se interessarem por minha opinião... Uma delícia essa mescla na composição das famílias, conhecer de onde vinham. Delícia maior também porque eu era a única sobrinha! Um mimo!

E a tia mais remota? E a tia mais antiga? É a única irmã de meu pai. Suas camisetas eram meus vestidos... Seu trabalho, o meu passeio... Sua companhia, a mais gostosa... Sua casa, como se minha. Era tia dos carreadores, riachos e pinguelas. Da noite da roça, caminhando no escuro em direção a novena no sítio vizinho. Quanta história pra contar!

E nessa toada, me parece divino ser tia para alguém...
Tia em todas as formas que escrevi, ou de maneiras outras que o carinho pode inventar!

Nesses dias, já disse, a palavra me acompanha com mais intensidade.
A palavra que, aqui, é Tia porque irmã do futuro pai!
Tia desejante de ser Tia, para além de irmã do pai!

Enfim, a tia d@ bebê que @ Alexandr@ espera, é o que hoje gesto em mim!
.

domingo, 5 de julho de 2009

Notícias Africanas 06



Bem, hoje resolvi responder a pergunta de um amigo. Alguns meses depois d'eu estar aqui em Moçambique ele me perguntou se minha opinião sobre as pessoas daqui continuava a ser a mesma de quando escrevi o “Notícias Africanas 01”...


Sinceramente só vou reler o que escrevi na primeira semana após terminar esse texto, mas o que posso dizer, finalmente, é que o povo moçambicano é muito simpático e de sorriso fácil. O que é uma maravilha (1).

No primeiro contato, principalmente com uma mulunga (2) como eu, as pessoas de Moçambique são mais desconfiadas, frases curtas, um modo mais formal e seco. Mas depois tudo fica tranqüilo. E para isso vale aquela sábia frase do filósofo Ditado Popular: “gato escaldado tem medo de água fria” (rsrs). Afinal, a experiência diz que a chance de que uma pessoa branca os trate mal é bem grande, logo, melhor se aproximar com cuidado! Depois de superada essa fase, vem aquele sorriso e o convívio gostoso.

Pra ajudar, muitos admiram o Brasil, principalmente pelas coisas que assistem nas novelas. Em alguns lugares em que eu estive a conversar, as pessoas imitaram o meu sotaque, mas logo foram dizendo que estavam brincando por que achavam bonitinho o modo de falar dos brasileiros. Outra vez, em um taxi, me pareceu que a moça da rádio era brasileira. Perguntei ao taxista e, para meu espanto, ele disse que não. Mas que a locutora, sim, imitava o sotaque do Brasil porque as pessoas gostavam de ouvi-lo e isso dava mais popularidade a ela e a radio.

Claro que nem tudo são flores. Há aqueles que dizem que os brasileiros vêm para cá roubar os bons empregos dos moçambicanos. É certo que a mão-de-obra qualificada aqui ainda está em processo de formação e que existem muitos brasileiros no país; Mas também vale lembrar que esse discurso do “roubo do emprego” está presente em muitos países (talvez em todos?) e que, se existem muitos brasileiros aqui, também existem muitas outras pessoas de outras nacionalidades.

Pra terminar, falo sobre o tema de outra amiga do Brasil: problemas domésticos! Conversando pela internet, ela me disse que estava com um problema na torneira de sua cozinha, e que esses problemas domésticos a matavam! Sim... Isso é um saco, mas "não há mal que não possa ser piorado!" (3) Rsrs E vamos ao “causo”:

“Finalmente o frio chegou! E a felicidade se fez presente para essa pessoa que vos escreve. Nem imaginava que o gostoso friozinho poderia trazer algum tipo de transtorno. Engano... O problema já não era como suportar o calor, e sim como aquecer a água do banho durante o frio. Foi aí que descobri que a casa tinha um aparelho chamado “termo-acumulador” e que ele aquecia a água para toda casa. Se a água estava fria, era ele que precisava ser regulado.
O eletricista foi chamado e a ele foi dito que o aparelho precisava aquecer mais a água para aqueles dias frios. Ele veio, examinou o aparelho, fez algumas mudanças e, ao final, disse “já está”! Cliente satisfeita com a afirmação do eletricista, eletricista satisfeito com o pagamento recebido.
Finalmente o esperado momento de um banho quentinho. E o choque de receber uma água gelada. Gelada para espanto da mente e aflição do corpo! Isso mesmo! A água estava pior do que antes! Terminado o difícil banho, nova ligação para o eletricista.
_Senhor, o senhor veio a minha casa hoje pela manhã e me afirmou que tinha regulado o termo-acumulador para aquecer mais a água. Porém acabo de sair do banho e a água estava pior do que antes, a água estava gelada. Como o senhor regula o aquecedor de toda a casa e a água sai gelada?

_Aaah, senhora, a senhora não disse que o problema era no chuveiro!
_ ???
E não adiantou argumentar que o chuveiro não era um aparelho a parte, que dele apenas saía a água vinda do termo-acumulador!
Bem, depois desta e de outras tantas, já sei! Aqui
'pingo não é letra' e 'meia palavra não basta'! Brasileir@s é que tem uma 'mania de inferência'! Quando alguém nos conta algo, já estamos imaginando o final. E também às vezes iniciamos um assunto pela metade e o nosso interlocutor vai seguindo as pistas e contextualizando tudo.
Acho que no Brasil quase tod@s se lembram de estar conversando com alguém, e no diálogo aparece a pergunta '
do que você está falando?' , e logo a resposta 'calma, logo eu chego lá!' ou mesmo 'calma, logo você vai entender!'.

Uma das coisas ótimas de estar em um lugar que não é seu, é aprender mais sobre o lugar de onde você vem.”
.
Por hoje fico por aqui, fazendo firmeza que no próximo "Notícias" consegueirei escrever sobre o "fabuloso sistema de telefonia" daqui. Afinal, era pra ser hoje, mas as "respostas" pr@s amig@s se estenderam. E porque eu estou comentando algo que não aconteceu? Pra ver se isso me norteia na próxima tentativa! heheh

(1) o que dizer de alguns brasileiros? Veja o que aconteceu a uma atriz moçambicana em visita ao Brasil: http://mannybarbosa.blog.uol.com.br/arch2009-06-14_2009-06-20.html#2009_06-20_02_46_51-130098600-0
(2) mulung@s são @s branc@s estrangeir@s.
(3) frase de Luiz Carlos da Rocha, professor de psicologia da UNESP-Assis.

Imagem: Passeio na Baia de Pemba. Cidade que fica no norte de Moçambique e sua baia, salvo engano, é a terceira maior do mundo.

.