segunda-feira, 26 de julho de 2010

Eleições do CRP 2010


Pensando que, ao menos aqui, faço e escrevo o que bem entendo, porque não utilizar esse espaço pra falar das eleições do meu Conselho?

Reproduzo uma mensagem que envie pra alguns colegas:
...

Para você que "é" ou "convive" com psicólog@s:
Este ano, no dia 27 de agosto, haverá eleição para os CRP- Conselhos Regionais de Psicologia e pro CFP- Conselho Federal de Psicologia.

Na última gestão, eu me envolvi com os trabalhos do CRP-SP, principalmente ajudando a discutir questões sobre Sexualidade e Gênero com a categoria. Em momentos pontuais colaborei com assuntos ligados ao HIV/Aids, temática com a qual atuo profissionalmente.

Aceitei o convite de compor o "Cuidar da Profissão" (regional SP) porque acompanhei a ultima gestão deste grupo e reconheço seu compromisso com as lutas sociais, com a construção de uma profissão engajada com os ideais dos direitos humanos e em constante diálogo com os profissionais.

Espero que:
1) Você, sendo psicólog@ do estado de São Paulo, analise e vote no "Cuidar da Profissão". Mesmo sem ter concorrente, nossa legitimidade depende de seu apoio.
2) Caso você seja psi de outro Estado, talvez possa recomendar a
"Cuidar do Futuro da Profissão", porque a eleição do CFP é nacional e essa é a chapa que tem meu apoio.
3) E, se você não for psicólog@, desejo que possa recomendar-nos aos seus contatos psis (é pra isso que serve esse envelopinho aqui de baixo do post! rsrs)

Quer saber mais sobre mim? Ok!

.................................................................................................................
Mais sobre Janaína Leslão:
Possui graduação em Psicologia pela UNESP-Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Aprimoramento Profissional em Psicologia Clínica em Psiquiatria pela FAMEMA- Faculdade de Medicina de Marília, Especialização em Saúde Mental e Atualização em Violência Sexual pela USP- Universidade de São Paulo. De 2003 a 2008 exerceu a vice-presidência na ONG NEPS- Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Sexualidades.
Em 2009 viveu em Moçambique, onde trabalhou voluntariamente com questões da sexualidade humana na ONG LGBT Lambda, e se envolveu com a pesquisa de uso de contraceptivo em situações de pós-aborto da Pathfinder Internacional.
Atualmente é membro da Comissão de Sexualidade e Gênero no Conselho Regional de Psicologia do Estado de São Paulo e funcionária pública do Centro de Referência em DST, Aids e Hepatites Virais da Prefeitura de Diadema, município onde também já foi representante da sociedade civil no Conselho Municipal da Condição Feminina.
Blog pessoal: http://devaneiosecompanhia.blogspot.com
Blog que colabora: http://sededeque.com.br
......................................................................................................................

Abraços.

Site Cuidar da Profissão (CRP-SP): http://cuidarsp11.blogspot.com/
Site Cuidar do Futuro da Profissão (CFP): http://www.cuidardaprofissao.org/
.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Violência contra mulher: mudanças à vista?


Nas férias, assisto aos noticiários matutinos.

Por esses dias há uma avalanche de informação sobre os casos "Eliza Samudio", "Mércia Nakashima" e dos "adolescentes de Florianópolis".

Apesar dessas histórias terem nomes e sobrenomes, o drama é vivido por milhões de mulheres em todo o mundo.

Vejo que os apresentadores estão falando de violência contra mulher, incentivando a denúncia, dando informações sobre a atuação das Delegacias da Mulher e trazendo à tona novos casos que, infelizmente, são cotidianos.

Sei que isso tudo é porque o assunto está dando audiência. Mas seria muito desejar que nosso Brasil (ao menos) se sensibilizasse de verdade do quanto o machismo nos faz mal? Do quanto nós criamos nossos meninos para serem líderes, ativos e fortes; e nossas meninas para serem submissas, passivas e frágeis? Que isso, elevado ao grau máximo, leva nossos rapazes a se sentirem donos de nossas moças, meros objetos?

Hoje, ainda, ouvi na televisão que o ator Mel Gibson está sendo investigado por, supostamente, ter agredido fisicamente a ex-companheira e a ameaçado de morte.

Até quando vamos com isso? Será que essa onda de notícias vai "virar pizza"? Que esqueceremos das condições lamentáveis que vivem tantas mulheres quando algo mais "vendável" virar notícia? Talvez esse assunto esteja na "moda inverno" e logo será desbancado pela "coleção verão" nas prateleiras da vida?

Tomara que não! Sou uma das muitas pessoas que desejam que a luta contra toda forma de violência vire um "pretinho básico", sem a fútil, insana, torpe e indigna preocupação se isto ou aquilo está in ou out.

Fonte da imagem: Dra Sick Love

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Será que a culpa é do Dunga?

Pra variar, tava bodeada com todo mundo falando de um único assunto: Copa do Mundo.
Desde sempre tenho problemas com "unanimidades". Lembro que eu não gostava de Legião Urbana só porque "tinha a obrigação de gostar" e achar legal a musiquinha-de-letra-adola-deprimente (tá bem, agora adulta confesso que curti algumas).

Mas voltando a histeria da copa, eu pensava: nossa! nada de guerra, ninguém morre mais de fome, a crise na europa cessou, o vazamento de petróleo no México já não é uma ameaça. Que lindo saber que tudo está tão bem que o que mais importa é um jogo de bola.

Enfim, o Brasil perdeu, nós brasileiros voltamos a trabalhar no dia de jogo e o técnico da seleção foi demitido.
Porém o mundial de 2010 serviu, ao menos, pra maior empresa de televisão brasileira ser motivo de chacota. Primeiro pela campanha "Cala Boca Galvão" e depois pra que Dunga pudesse publicamente "desafiar" a tal rede, não concedendo as entrevistas exclusivas que queria.

Assim, deixo aqui o texto de uma amiga.



Será que a culpa é do Dunga? (Ana Paula Machado)

E é por questões como as descritas (1) abaixo e por outras que eu gosto mesmo do Dunga!
Sim, eu gosto de Dunga!

Uma coisa é que se a seleção ganha a copa, independente dos milhares de desafetos e incompetências ele vira herói como Parreira virou, mas se a seleção perde a copa a culpa é dele... A culpa é do técnico da seleção... Será mesmo? Bom, eu sinceramente não acho!


Seria muito fácil dizer que não chegar as quartas de finais é responsabilidade de apenas um homem no meio de tantos que mandam e desmandam.
E será que a CBF e o Sr Ricardo Teixeira não tem nada que ver com isso?

É. Eles estão podres de ricos de tanto patrocínio. Sem contar os esquemas de bastidores com times estrangeiros onde os jogadores brasileiros estão jogando. Sim! Estar na seleção aumenta em muito o valor do passe de cada um deles, ou não? Sabe-se lá quanto a CBF não ganhou pela convocação de alguns e quem ela impôs a Dunga que fosse convocado mesmo sem merecer porque não joga muito ou porque estava contundido.

E jogadores brasileiros então? Fazem propaganda até de esponja de lavar louça! Estão tão ricos e ganham tanto dinheiro com publicidade que nem se importam em dedicar seu tempo em jogar bola em equipe. Agora cada um quer ser melhor que o outro e tentam as jogadas individuais. Cada gol é uma chance de vender mais bugiganga no horário nobre!

É verdade que Dunga arrumou uma briga com a Rede Globo, e com isso com o Jornal "O Globo", a revista Época, a Sportv a Globo News, MultiShow e mais uma porção de canais controlado pela GloboSat. Não entender isso é engolir sem muito raciocinar os pronunciamentos de oficias destes meios de comunicação e esquecer que foram eles que colocaram o Dunga lá. Lembra da última copa onde Dunga era o principal comentarista de Galvão Bueno? Então, com esta entrada triunfal na seleção, a Globo saiu achando que seriam "exclusivos" em muitos momentos! Mas não foram...

Fala sério? Depois disso tudo você ainda realmente acredita que os joguinhos deprimentes da seleção do Brasil na Copa são culpa exclusivamente do técnico? Pense nisso antes de tacar todas as pedras nele. Claro que Dunga não é nenhum santo, não é melhor técnico de todos os tempos e nem é o herói e nem a vítima que gosta de pintar. E eu não o defendo acima do bem e do mal, mas crucificá-lo (e só a ele) não vai levar-nos de volta a copa, não irá nos trazer a taça e nem de longe irá expor a realidade podre das emissoras de TV e nem da CBF e nem da FIFA!


(1) Não conseguiu entrar no link das tais "questões descritas abaixo"? Acesse http://www.osarrafo.com.br/v1/2010/06/23/a-mijada-de-dunga-na-rede-globo-vale-a-pena-ler/


Imagem de Rafael Alvez