Pra começar penso que a anulação do ENEM, de forma geral e irrestrita é um absurdo. Temos sim, que ter uma prova substitutiva FACULTATIVA. Não podemos prejudicar quem está satisfeito. E é muita gente.
O texto abaixo é de um email enviado para as autoridades do judiciário, cujos endereços estão aparentes, pra um rápido "copiar e colar". O texto que segue pode ser copiado integralmente, parcialmente, reescrito e utilizado da melhor forma, desde que seja pra manifestar o apoio as pessoas que fizeram a prova e agora correm o risco de terem meses de esforços anulados.
.......................................
To: dirvara7@jfce.jus.br, ouvidoria@oab.org.br; gabinete.pgfn@pgfn.gov.br; presidencia@oabsp.org.br; enem2010@dpu.gov.br; consed@consed.org.br;aeci@mec.gov.br; acsgabinete@mec.gov.br
Subject: CONTRA A ANULAÇÃO DO ENEM - AGUARDO RETORNO
Date: Wed, 10 Nov 2010 21:02:04 -0200
Exma. Sra. Karla de Almeida Miranda Maiada
Juíza Federal da 7ª Vara – CE
Com cópia:
Advocacia Geral da União - Ilmo. Dr. Luís Inácio Lucena Adams
Ordem dos Advogados do Brasil - Ilmo. Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante Junior
Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo - Ilmo. Dr. Luiz Flavio Borges D´Urso
Defensor Público-Geral Federal – Ilmo. Dr. José Rômulo Plácido Sales
Conselho Nacional de Secretários de Educação – Ilma. Sra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde
Ministério da Educação – Ilmo. Sr. Fernando Haddad
Ilustríssimos Senhores,
Venho nesta ocasião respeitosamente solicitar a revogação da decisão da Juíza Federal da 7ª Vara – CE, Exma. Sra. Karla de Almeida Miranda Maiada, que determinou a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, aplicado no fim de semana de 06 e 07/11/2010. A seguir, explico os motivos de meu pedido:
Entendo que qualquer certame pode contar com erros, tanto em sua elaboração quanto em sua aplicação, fato que é certamente agravado pelo grande número de candidatos que fizeram as provas. Não considero que os erros sejam aceitáveis ou que não tenham prejudicado algumas pessoas, porém, a reaplicação obrigatória da prova para todos, sem distinção das situações, seria um erro de maior gravidade ainda, pois conseqüentemente prejudicaria a população de jovens que não tiveram qualquer percalço para realização da prova.
Além do mais, há de se considerar que o exame é extremamente longo e cansativo, uma vez que os candidatos foram submetidos a permanecer longos períodos em posição desconfortável, em cadeiras que em sua maioria não são anatômicas, resolvendo questões que exigiam leitura, concentração e cálculos. Tal condição de aplicação da prova resulta em um cansaço extremo e, ademais, considero que seria uma falta de respeito à nossa dignidade e à nossa saúde. Diante disso, a pergunta que fica, é: será que é justo que tenhamos que passar novamente por esse sacrifício, por erros que independem de nossas competências, sem ao menos sermos consultados se esta é a melhor decisão para nós?
Portanto, caso as provas sejam reaplicadas a todos, considero uma afronta aos Direitos Humanos dos estudantes, uma vez que seria desumano e degradante submeter a nós, jovens que já fizemos o exame, a tal procedimento extenuante novamente, sem ao menos nos perguntar nossa opinião a respeito.
Concluo, portanto, que de maneira alguma a reaplicação do ENEM para todos trata-se da melhor solução para esse problema e sugiro fortemente que sejam tomadas as providências cabíveis no sentido de reaplicar a prova APENAS PARA OS ESTUDANTES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS, colocando tal escolha à disposição de TODOS que passaram pelo exame, para que assim cada um possa livremente decidir o que considera ser melhor para si próprio. Essa seria a forma mais justa e democrática de resolver o impasse.
Ressalto ainda que, caso o exame seja mesmo anulado, tomarei as providências cabíveis no sentido de exigir indenização por ter sido prejudicada - não com o exame, mas sim com sua anulação.
Desde já agradeço a atenção de todos e, na condição de cidadã, fico no aguardo de um posicionamento.
Respeitosamente,
(seu nome e RG- ou outro número de documento oficial)
.
5 comentários:
Enviei um email desses hoje.
Concordo que não deve ser anulado, mas quanto a reaplicação das provas discordo de ser FACULTATIVO!
Somente àqueles que receberam a prova amarela no sábado é que realizariam, desde que se manifestassem.
Vicê parece que quer tumultuar também!
Apresento aqui uma versão com menos de 2000 caracteres. Para mandar mensagem pelo site do MPF-CE (http://www.prce.mpf.gov.br) por exemplo, o limite é 2000 caracteres.
http://pastebin.com/04Vp2mWt
Já mandei email parabenizando o desembargador pela decisão, haha (o presidente do TRF-5 suspendeu a liminar que suspendia o enem)
Postar um comentário