quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Igbá-Iwà: O Feminino na Criação do Universo


No dia 20 de junho de 2008, Kiusam de Oliveira, pesquisadora, coreografa e bailarina, enviou um email intitulado “Convite para Audição”, buscando voluntárias e voluntários para um curso de dança-afro.

Ali começava a jornada rumo ao espetáculo de dança "O Feminino na Criação do Universo", que estreou dia 28 de novembro de 2009, em Diadema, com o Teatro Clara Nunes lotado!

O mais interessante é que esse não é um grupo de dança “convencional”. É um grupo formado por mulheres e homens da comunidade, que não só se aproximaram da arte da dança, mas também das reflexões sobre gênero e raça na sociedade contemporânea brasileira. Sobretudo o viver, habitar, se relacionar o/com o “corpo da mulher negra”.

Os atos do espetáculo nos contam sobre a criação do universo segundo a Tradição Africana Iorubá. A música, executada ao vivo, é tão vibrante quanto as cores do figurino e o ritmo dos passos.

Após o espetáculo não resisti e fiquei na fila da tietagem, pra dar um abraço em Kiusam. Inclusive comentei que, recém chegada de Moçambique, reconheci na coreografia alguns dos passos de danças que observei por lá. “_Muita pesquisa!", respondeu ela, com seu generoso sorriso.

Fica a dica! Quem não teve a oportunidade de estar em Diadema, o grupo fará nova apresentação em São Bernardo do Campo-SP.

Igbá-Iwà: O Feminino na Criação do Universo
Data: 11 de dezembro de 2009 (sexta-feira)
Horário: 20 horas
Local: Sindicato dos Metalúrgicos de SBC
(Rua João Basso, 231. Centro-Ferrazópolis/SBC)
ENTRADA FRANCA
Mapa do local: clique aqui.

Ficha técnica:
Coreografia e Direção: Kiusam de Oliveira
Cenário: Rose Vilhen
Figurino: Hamilton de Paula
Fotografias desta postagem: Ligia Oki
.


.

Um comentário:

Jamylle Bezerra disse...

Nossa, bacana demais! Pena que eles só se apresentam por ai...

Adoro a arte da dança.

Beijos