quarta-feira, 10 de novembro de 2010

CONTRA a anulação do ENEM

Pra começar penso que a anulação do ENEM, de forma geral e irrestrita é um absurdo. Temos sim, que ter uma prova substitutiva FACULTATIVA. Não podemos prejudicar quem está satisfeito. E é muita gente.

O texto abaixo é de um email enviado para as autoridades do judiciário, cujos endereços estão aparentes, pra um rápido "copiar e colar". O texto que segue pode ser copiado integralmente, parcialmente, reescrito e utilizado da melhor forma, desde que seja pra manifestar o apoio as pessoas que fizeram a prova e agora correm o risco de terem meses de esforços anulados.

.......................................

To: dirvara7@jfce.jus.br, ouvidoria@oab.org.br; gabinete.pgfn@pgfn.gov.br; presidencia@oabsp.org.br; enem2010@dpu.gov.br; consed@consed.org.br;aeci@mec.gov.br; acsgabinete@mec.gov.br
Subject: CONTRA A ANULAÇÃO DO ENEM - AGUARDO RETORNO
Date: Wed, 10 Nov 2010 21:02:04 -0200


Exma. Sra. Karla de Almeida Miranda Maiada

Juíza Federal da 7ª Vara – CE

Com cópia:

Advocacia Geral da União - Ilmo. Dr. Luís Inácio Lucena Adams

Ordem dos Advogados do Brasil - Ilmo. Dr. Ophir Filgueiras Cavalcante Junior

Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo - Ilmo. Dr. Luiz Flavio Borges D´Urso

Defensor Público-Geral Federal – Ilmo. Dr. José Rômulo Plácido Sales

Conselho Nacional de Secretários de Educação – Ilma. Sra. Yvelise Freitas de Souza Arco-Verde

Ministério da Educação – Ilmo. Sr. Fernando Haddad


Ilustríssimos Senhores,

Venho nesta ocasião respeitosamente solicitar a revogação da decisão da Juíza Federal da 7ª Vara – CE, Exma. Sra. Karla de Almeida Miranda Maiada, que determinou a anulação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, aplicado no fim de semana de 06 e 07/11/2010. A seguir, explico os motivos de meu pedido:

Entendo que qualquer certame pode contar com erros, tanto em sua elaboração quanto em sua aplicação, fato que é certamente agravado pelo grande número de candidatos que fizeram as provas. Não considero que os erros sejam aceitáveis ou que não tenham prejudicado algumas pessoas, porém, a reaplicação obrigatória da prova para todos, sem distinção das situações, seria um erro de maior gravidade ainda, pois conseqüentemente prejudicaria a população de jovens que não tiveram qualquer percalço para realização da prova.

Além do mais, há de se considerar que o exame é extremamente longo e cansativo, uma vez que os candidatos foram submetidos a permanecer longos períodos em posição desconfortável, em cadeiras que em sua maioria não são anatômicas, resolvendo questões que exigiam leitura, concentração e cálculos. Tal condição de aplicação da prova resulta em um cansaço extremo e, ademais, considero que seria uma falta de respeito à nossa dignidade e à nossa saúde. Diante disso, a pergunta que fica, é: será que é justo que tenhamos que passar novamente por esse sacrifício, por erros que independem de nossas competências, sem ao menos sermos consultados se esta é a melhor decisão para nós?

Portanto, caso as provas sejam reaplicadas a todos, considero uma afronta aos Direitos Humanos dos estudantes, uma vez que seria desumano e degradante submeter a nós, jovens que já fizemos o exame, a tal procedimento extenuante novamente, sem ao menos nos perguntar nossa opinião a respeito.

Concluo, portanto, que de maneira alguma a reaplicação do ENEM para todos trata-se da melhor solução para esse problema e sugiro fortemente que sejam tomadas as providências cabíveis no sentido de reaplicar a prova APENAS PARA OS ESTUDANTES QUE SE SENTIRAM PREJUDICADOS, colocando tal escolha à disposição de TODOS que passaram pelo exame, para que assim cada um possa livremente decidir o que considera ser melhor para si próprio. Essa seria a forma mais justa e democrática de resolver o impasse.

Ressalto ainda que, caso o exame seja mesmo anulado, tomarei as providências cabíveis no sentido de exigir indenização por ter sido prejudicada - não com o exame, mas sim com sua anulação.

Desde já agradeço a atenção de todos e, na condição de cidadã, fico no aguardo de um posicionamento.

Respeitosamente,

(seu nome e RG- ou outro número de documento oficial)

.

5 comentários:

Bernardo disse...

Enviei um email desses hoje.

GILBERTO disse...

Concordo que não deve ser anulado, mas quanto a reaplicação das provas discordo de ser FACULTATIVO!

Somente àqueles que receberam a prova amarela no sábado é que realizariam, desde que se manifestassem.

Vicê parece que quer tumultuar também!

Bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bernardo disse...

Apresento aqui uma versão com menos de 2000 caracteres. Para mandar mensagem pelo site do MPF-CE (http://www.prce.mpf.gov.br) por exemplo, o limite é 2000 caracteres.

http://pastebin.com/04Vp2mWt

Bernardo disse...

Já mandei email parabenizando o desembargador pela decisão, haha (o presidente do TRF-5 suspendeu a liminar que suspendia o enem)