terça-feira, 25 de agosto de 2009

Tô revoltada! Quero Laico!!


"_Ai, que tô revoltada!
_Mas o que foi agora?_ ( pensando: essa Janaína e seus “ânimos”... Não é a toa que a chamam “oncinha”, “mamá brava”, Fada-GeJa: Fada-General-Janaína etc).

_ Desta vez nada! Mais uma vez, pra variar, uma ameaça pairando sobre nosso “Estado Laico”?
_ Ameaçando qual estado? É estado de saúde de alguém, assim, um estado vegetativo? Ou talvez seja mais algum estado desse Brasilzão que não me ensinaram na escola...

- Acertou a parte que não ensinaram na escola! Mas é não é um estado como Paraná, São Paulo, Minas, nada disso...

_Desembucha, menina! Me fala logo então o que é o tal “Estado Laico”!!
_Assim, vamos por partes, como diria o esquartejador... (risos)
_??!!
_ Estado Laico... O “Estado” aqui quer dizer um país, estado ou município.
_Ah, tipo o governo....
_Isso mesmo. E “Laico” significa não religioso.
_ Então o “Estado Laico” é um governo sem nenhuma religião...
_Isso, quer dizer que o Governo não pode ter religião oficial e, assim, adota os princípios de liberdade religiosa para todos os cidadãos!
_Mas não é bom um princípio religioso?
_Pode até ser, mas na vida particular de cada um. Porque o governo tem que cuidar de todos de maneira igual. E não é justo dar privilégio pra uma ou outra pessoa, pra uma ou outra religião. Todos são iguais! O que vale pra um vale pro outro!
_ Putz, legal! O Brasil bem que podia ser assim, né?
_Grrrrrrr, então, o Brasil é um Estado é laico desde a primeira Constituição da República, de 1891, ou seja, há 118 anos.

_Nossa, nem parece! Nem nunca tinha ouvido falar!
_Exatamente! Além de não divulgar isso, agora o Governo Federal está querendo assinar um acordo com a “Santa Sé”, que significa dar privilégio a Igreja Católica! Ai, que revolta!
_É... se bem que como dizem que a maioria de brasileiros é católica, ninguém vai achar muito ruim...
_Mas e se fosse com outra religião? Se assina com uma agora, deixando de ser laico, depois vai poder assinar com outra... Do futuro ninguém sabe...

_Ai... quanta confusão... Mas, o que isso influencia?
_Por exemplo, se um dia um(a) presidente for de outra religião, tipo Testemunha de Jeová, poderá assinar um acordo e proibir a doação de sangue, por princípios religiosos!
_Mas isso seria um absurdo!
_Assim com é absurdo assinar o acordo com a “Santa Sé”! Não é porque a maioria é católica que é certo o Governo se aliar a essa religião! O Governo tem que cuidar do bem estar de TODOS os cidadãos, inclusive do cidadão que não tem religião. Se não for assim, não é justo! É um governo de “privilégios” e não de igualdade...

_É, se a gente o deixa privilegiar uma religião hoje, amanhã não podemos reclamar se privilegiar uma religião que não é a nossa... E nessa, nem é legal ter privilégios. Se somos todos cidadãos temos que ser tratados como iguais!
_Entendeu minha revolta?
_Agora também revoltei! Tem alguma coisa que a gente pode fazer?
_Sim, tem uma “petição”, que é tipo um “abaixo assinado”, que pede pro governo não assinar esse acordo com a “Santa Sé”!

_Ah, então dá aí o papel que eu assino! E ainda vou tirar cópia pra repassar!
_Não tem papel não! (risos) Nesse mundo moderno, a gente assina pela internet! Assim, é só clicar aqui* e você assina... Coloca seu nome, seu email e depois pressiona tecla “assinar”...
_Maravilha! Agora mesmo vou assinar e repassar!"

P.S: se não conseguir abrir o link,o endereço é: http://www.ccr.org.br/a_iniciativa06_ago2009.asp
.
.

6 comentários:

Anônimo disse...

Muito bem Jana! É verdade, os privilégios se arrastam há anos.A s
Santa Sé deveria fazer um levantamento das famílias que não possuem um teto e transformar o ouro roubado do Brasil em moradias.Pedir desculpas aos negros não basta.E ainda querem mais.Brasileiros bonzinhossssssssss!!!!!!!!!!!!!!!!!né.

Unknown disse...

Pois é, também não sou a favor do Estado se envolver com religião não. Sabemos muito bem o que acontece em outros países do mundo por causa de intervenção do estado. O resultado é desastroso e pode até influenciar em guerras.
Vou participar da campanha.

Bjosss

Isadora disse...

Bacana! Assinarei!

Rose Sztibe disse...

Também penso assim. No entanto, parece que nesses tempos de pós-modernidade, cada vez mais os Estados parecem atuar em nomes de crenças. Entre nós, é so pensar na quantidade de feriados católicos, outro tanto de feriado cristão... isso sem contar as bancadas evangélicas no congresso que, legítimas, influem também no destino de todos os outros cidadãos.
Assinarei.

Anônimo disse...

Vou roubar seu post, pode?

Bj

PS: Já roubei!

Janaína Leslão disse...

ontem a noite foi aprovado na camara dos deputados, esse acordo que o Brasil fez com a Santa Sé, salvo engano, em novembro passado!
AO MENOS devido a pressão de muitos deputados, principalmente de evangélicos, foi aprovado um outro texto que estendia os acordos a todas as religiões!
Agora, o assunto segue pro Senado.