Ontem a noite, estava eu relaxada assistindo televisão, despretensiosamente.
Achando a vida tranqüila, entretida com a programação “zera neurônio” do BBB10, fui surpreendida por uma propaganda de cerveja.
Sabe quando a mulher do conto “Perdoando Deus”, de Clarice, estava amando o mundo com tudo o que ele continha e se depara com um rato morto e grande e ruivo? Guardada as devidas proporções, essa foi minha sensação (pra quem não conhece, prometo que esse texto será a próxima postagem).
Voltando a cerveja, a tal se chama "Devassa" e traz uma mulher na tampinha.
Tudo bem se chamar Devassa. Mas porque a devassa ter que ser uma mulher?
Usar a imagem feminina pra vender cerveja não é nenhuma novidade. E mesmo que eu não seja nenhuma puritana, achei que a coisa passou dos limites.
O site traz uma cortina cor de carne, que se abre depois que o visitante declara ter mais de 18 anos.
Lá diz: "−Devassa. Bem loura. Bem pedida. Bem saborosa. Bem pra você. Divirta-se com ela."
Então você passa o mouse e a imagem do desenho da tampinha se transforma em uma mulher, ajoelhada em uma cadeira, com espartilho preto, salto agulha e meia arrastão. Obviamente é uma bela imagem, mas o que isso tem a ver com cerveja mesmo?
E já que a mensagem sobre a Mulher (ou cerveja?) é que ela é Devassa, bem pedida, bem saborosa, bem pra você diverti-se com ela, ficam duvidas: Chegou levou? Tá liberado o estupro? É um objeto qualquer na prateleira do supermercado?
É muito abuso!
Que as mulheres possam ser devassas, santas, putas, freiras, feiticeiras, malucas, solteiras, casadas, mães, irmãs, amigas, namoradas e tudo mais que ELAS desejem, que ELAS almejem...
Chega de ser objeto apenas do desejo alheio, e fazer de conta que ele é nosso.
Fonte da imagem: http://www.rainhasdolar.com/index.php?itemid=3170
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3 comentários:
esta marca aparentemente se dedica a tener marketing con comerciales que explotan lo sexual de forma grosera, chabacana y con escasa creatividad.
una verguenza el subestimar tanto al comprador.
otro video... http://www.youtube.com/watch?v=UR_6Ydz6Tjc&NR=1
Concordo em gênero, número e grau! As propagandas de cerveja estão cada vez piores... Dá até vontade de nunca mais tomar cerveja na vida!
Então... vi o filme novo e o antigo. Quer saber? Acho o novo muito melhor! E não só porque não tem a associação cerveja/mulher, mas por tudo.
Aproveito pra deixar o link do texto do Renato Janine so bre o tema, na Folha de hoje (07/03/2010):http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs0703201006.htm
É bom.
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