quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Escândalos Invisíveis (Osvaldo Russo)


"A destruição de 2 hectares de um laranjal, plantado em extensa área pública da União ocupada ilegalmente por uma grande empresa privada, orquestrada pela mídia e pelos interesses do agronegócio, escandaliza.

Enquanto isso, milhares de famílias estão acampadas em beira de estradas, trabalhadores são escravizados em pleno século 21 e trabalhadores rurais, líderes sindicais, religiosos e advogados são assassinados no Brasil.

Mas isso não escandaliza.

Milhares de processos estão travados na justiça emperrando as desapropriações para fins de reforma agrária e deixando sem solução os crimes do latifúndio e de sua pistolagem.

Mas isso não escandaliza.

As denúncia são sobre casos de trabalho escravo contemporâneo atingem um recorde histórico no Brasil, de acordo com o relatório "Conflitos no Campo Brasil 2008", elaborado pela Comissão Pastoral da Terra, que registra 280 ocorrências no ano passado. Ao todo, os casos relatados pela CPT envolveram sete mil trabalhadores, 86 deles crianças e adolescentes, tendo havido 5,2 mil libertações.

Mas isso não escandaliza.
(...)

Ideólogos do agronegócio escravocrata tentam explicar o injustificável, chegando a afirmar que 'o principal objetivo desse trabalhador em eventual fuga da fazenda e posterior retorno trazendo a fiscalização trabalhista não seria apenas evitar o pagamento da dívida contraída com o empreiteiro, mas, talvez muito mais importante, receber a multa de vários milhares de reais, comumente imposta pelo fiscal ao agricultor e em favor do trabalhador, sob a acusação de prática de trabalho escravo por parte do fazendeiro. Além disso, os trabalhadores libertados passam a receber seguro desemprego, sendo possível que, depois, passem a receber também Bolsa Família'.

Mas isso não escandaliza.
(...)

Antes da Abolição, a rebeldia dos escravos escandalizava, mas o açoite neles não."
.
Alguns grifos são meus...

Para ler o texto na íntegra, clique aqui.
.
.

Um comentário:

Jamylle Bezerra disse...

São os contrastes, as diferenças gritantes desse nosso Brasil, que faz tanta gente sofrer.

Gostei do seu blog. Quando puder, dá uma passadinha no meu: www.jamyllebezerra.blogspot.com