sábado, 17 de outubro de 2009

Notícias Africanas 10 (Pemba, que não é de Angola)


Nas últimas Notícias, falei das viagens ao redor de Moçambique. Hoje vou contar da viagem que fiz a Pemba, capital da província de Cabo Delgado, região norte de Moçambique!

.
.
Antes da viagem, já foi interessante alguns colegas de trabalho moçambicanos admirando a visita à Pemba. Então me dei conta que quase ninguém conhecia aquela província. Isso devido a distância e, consequentemente, aos preços daquele deslocamento.

Assim como no Brasil, onde só os mais privilegiados conseguem conhecer uma região bem distante de onde vivem, lá acontece a mesma coisa. Moçambique é grande! E Maputo é no Sul do país. É mais fácil, ir à África do Sul.


Mas, voltemos a Pemba! Ali encontramos a terceira maior baia do mundo! E, talvez, a mais linda! Suas águas são multicores. Pinta-se de azul escuro (índigo blue), azul claro, verde água e transparências quase irreais!


Passeando de barco pela baia, podemos nadar em jardins de corais, junto a peixes de diversos tamanhos e cores. Ver estrelas do mar e ser surpreendidos por um bando de golfinhos! Segundo explicações locais, eles gostam do barulho do motor do barco e vem saudar os visitantes! Curioso também é a percepção do nosso condutor! Homem do mar avista os golfinhos quando apenas ondas são perceptíveis para moças da terra.

E as belezas da terra são muitas. Primeiro o majestoso hotel, cuja arquitetura denuncia a proximidade de Pemba com o Oriente, quer seja o “médio”, quer seja o indiano. Mas para não torturar ninguém com meus conhecimentos tortos sobre o tema, confiram na fotografia isso que falo da construção!

E, em terra, encontramos ainda um dos mais ilustres símbolos africanos: o baobá! Aqui chamado de imbondeiro! A visão da grande árvore já nos arremessa para as lembranças do “Pequeno Príncipe”! Mas sobretudo é uma visão praticamente mística. Talvez seja impossível olhar para essa árvore, ao menos uma vez, e não se admirar de algo... Os sentimentos podem ser diversos, mas para mim foi que aquela vida era plena e forte e grande e imponente e gigante e acolhedora e geradora e bastante e bastava.

Confesso que mesmo com as distâncias continentais, pensei na “Pacha Mama”, divindade feminina, Deusa de origem andina, que é cultuada em alguns lugares da América do Sul, principalmente na Bolívia. Não conheço muito sobre ela, mas uma das coisas que sei é que está ligada a terra, e às vezes é representada por uma árvore. Humm, e se é uma Deusa, bem que poderia esta alí no "meu baobá"...

Posteriormente, um homem de Pemba, que vive em Maputo, me contou que o imbondeiro é usado em alguns rituais tradicionais. Quando uma pessoa precisa de mais força, saúde, coragem, quando está passando por momentos na vida que necessita de muita ajuda, faz-se um rito junto ao imbondeiro, pedindo-lhe a força que tanto demonstra ter. Algumas pessoas ainda cavam seu tronco e fazem ali sua morada.

Eles existem aos montes! Na cidade, na mata, nas ilhas... Estão por todo canto! Estão também no caminho “das compras”.

Apesar de não ser uma “Meca do Consumo”, Pemba conta com um artesanato admirável. Encanta-me as esculturas em madeira (e as histórias que os vendedores contam sobre elas, caso alguém mais curios@ pergunte...). Mas particularmente, o que chama a atenção da maioria dos turistas, são os brincos, colares e pulseiras feitas de fios de prata. O metal é trabalhado aos fiozinhos, formando verdadeiras rendas metálicas, belíssimas!

Há também uma rua onde se pode comprar capulanas muito diferentes das encontradas em Maputo. Elas são capulanas da Tanzânia, país que faz divisa com Cabo Delgado. Frente a tanta beleza, difícil é resistir a esses tecidos... Um pouco mais difícil é convencer o “Raio X” do aeroporto que não há problemas em levar essas capulanas.

Como assim, convencer o “Raio X”? Bem, é que no aeroporto não existe essas tecnologias, então antes de sair da cidade sua mala e você são submetidos a uma revista a moda antiga: a visão e o tato das funcionárias e funcionários do aeroporto!

Seja como for, não é nada complicado ou invasivo! Se tiver oportunidade de grandes viagens, conheça Pemba!
.

.

2 comentários:

marlene disse...

Ah Jana,
lendo você, dá uma vontade de conhecer Pemba!
beijoca

Anônimo disse...

Que liiindo, xuxu!!
Que delícia de diário de bordo!!Os baobas do pequeno principes (rs) hum tão lindo! Pacha mama e todas as divindades que nos encanta a vida estavam lá e em todos os momentos que nos encanto o espírito.
Beijão para vocês queridas!!!

Glória