terça-feira, 8 de setembro de 2009

Terra Sonâmbula


Durante a preparação das futuras Notícias Africanas, me deparei com uma ótima novidade no blog Moçambique Magazine.

A tal novidade é que o livro Terra Sonâmbula, do escritor moçambicano Mia Couto, é uma das obras literárias que a Universidade Federal da Grande Dourados indica para o vestibular de 2010!

Fiquei muito contente porque esse livro é realmente muito especial! Não porque tenha ganhado o título de uns dos melhores livros africanos do século XX, mas porque Mia faz de sua prosa uma deliciosa poesia.

E, na gostosura de seu relato, nos apresenta um pouco das crenças, valores e história do povo moçambicano. O enredo é sobre um menino que anda pela estrada com um velho que lhe salvou a vida, e sobre um rapaz que saiu de casa após a morte do pai em busca de ser um guerreiro naparama e, assim, lutar contra os senhores da guerra. Os relatos se encontram porque a primeira dupla lê o diário do aspirante a guerreiro, tendo como pano de fundo a recente guerra civil moçambicana.

Só sei que desejo profundamente que a versão brasileira não tenha feito nenhum tipo de adaptação da obra, preservando assim as palavras e construções originais das frases.
.
Caso esteja no Brasil e queria adquirir o livro, clique aqui.
E como também já virou filme, abaixo o trailer!

No mais, boa leitura ou sessão de vídeo!




.

Um comentário:

Edna Phulchand disse...

Olá querida. Ja to aqui n seu blog. Vc tambm escreve muito, e muito bem! Bjux. Edna(psi/uem)